Quem sou eu

Minha foto
Bem Vindos ao meu Blog... Este é um espaço onde postarei todas as informações referentes ao meu TFG...

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Mobilidade Urbana em Rio Negrinho





Como é possível melhorar a qualidade de vida através da mobilidade urbana?
Mobilidade urbana é definida como a capacidade de deslocamento de pessoas e bens no espaço urbano para a realização de suas atividades num tempo considerado ideal, de modo confortável e seguro.
Através desta pesquisa, trabalhar e desenvolver em Rio Negrinho uma cidade mais eficiente, com mais qualidade de vida, melhorar a cidadania no município, fazer com que espaços proporcionem convívio social e maior integração entre os moradores do município, uma cidade ambientalmente sustentável.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Processos Histórico da Mobilidade Urbana

A mobilidade urbana faz parte de um processo histórico, por muitos anos o meio de mobilidade do homem era a pé ou a cavalo, a mobilidade passou por um processo de mudança radical, que surgiu depois da revolução industrial, que trouxe a energia a vapor para a estrada de ferro, canais navegáveis, o avião e o automóvel, com estes modais a mobilidade cresceu, permitindo o homem realizar longas viagens, em menor tempo (pelos menos essa era a intenção).


Cidade do Século XXI e os Veículos Motorizados

A cidade evoluiu, e um dos problemas do século XXI é a falta mobilidade que se apresenta em muitas cidades do Brasil.
Os problemas de transporte e qualidade de vida nas cidades crescem cada dia mais. Estes produzem reflexos negativos, limitam espaços e aumentam a poluição ambiental.


Disputa entre Veículos e as Pessoas

Nos dias de hoje todos os indivíduos que se preocupam com a  cidade estão incomodados com os automóveis.
Essa elevada expansão populacional e a industrialização e produção de automóveis em serie já é uma realidade, transformam os bens materiais em símbolo de poder social.


Espaços Públicos

Vivemos numa sociedade na qual a ênfase são as preocupações essencialmente individuais. Espaços públicos de uso comum e posse coletiva - fisicamente considerados – praças, ruas, teatros, parques etc., são à base para uma mudança.
Ainda, conforme Jacobs “as cidades são locais fantasticamente dinâmicos”.  Esse dinamismo ocorre pela grande diversidade que vemos hoje nas cidades, espaços públicos fazem parte disso, não podemos permitir o descaso com espaços públicos.


Acessibilidade

Analisando historicamente, o acesso das pessoas com necessidades especiais aos sistemas de transporte urbano é associado à adaptação dos veículos, tendo como símbolo o acesso do usuário de cadeiras de rodas, por meio de elevadores, aos diversos tipos de veículos utilizados. Essa visão impediu uma abordagem mais adequada do problema, desconsiderando os outros tipos de deficiência existentes e suas necessidades específicas.
A acessibilidade não se deve prender na visão de ser a possibilidade de se entrar em determinado local ou veículo, mas na capacidade de se deslocar pela cidade, através da utilização dos vários meios existentes de transporte, organizados em uma rede de serviços e, por todos os espaços públicos, de maneira independente
Tão importante quanto adequar os espaços públicos para proporcionar a circulação dessas pessoas, retirando as barreiras existentes, é evitar que se criem novas dificuldades.




Mobilidade Sustentável

Hoje em dia, não se pode pensar em desenvolvimento econômico e social sem transporte.
Dessa forma, é possível analisar a importância de um planejamento de Mobilidade Urbana sustentável e acessível, que proporcione aos moradores de cidades uma maior qualidade de vida, de maneira a colaborar com ambiente em que habitamos.


Transportes Alternativos – Pedestre, Ciclista, Transporte Público

A cidade esta estruturada com vários caminhos, onde passamos por diferentes formas, podemos ser pedestres, ser motoristas ou ser passageiro, estas categorias estão ligadas diretamente com o meio de transporte que utilizamos.
A calçada tem um importante papel no espaço urbano, deve ter acessibilidade, permitir ao pedestre que atinja seu destino com segurança e principalmente com conforto.


Construindo o Plano de Mobilidade

Para elaboração de um plano de mobilidade é necessário um base de informações como principais levantamentos e pesquisas.
Durante toda a elaboração é de grande importância uma boa comunicação entre todos dentro do processo, tanto do lado do poder público, que tem o papel de proporcionar uma boa mobilidade urbana, quanto o da sociedade, que sempre deve acompanhar e participar do processo. Após realizar estas pesquisas é possível elaborar um plano de mobilidade urbana coerente com a realidade.









Um comentário:

  1. oi Tcharles, vc tem uma copia de Relação cidade e natureza na evolução urbana da cidade de Rio Negrinho/SC associada à ocupação de áreas de risco de enchentes???

    ResponderExcluir